Vagas são limitadas e destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade financeira
redacao@serraempauta.com
10.05.2024 - 16h28min
A ONG Construindo Igualdade está com inscrições abertas para a nova turma do curso Prepara Enem Professora Marina Reidel, edição 2024. O projeto oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades que se inscreveram no Enem e estão em situação de vulnerabilidade financeira. A proposta contempla a população LGBTQIA+ e comunidade em geral.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Ministradas por professores voluntários, as aulas irão começar no dia 18 de maio e seguirão até 26 de outubro, sempre aos sábados, das 13h às 17h, com exceção dos dias 7 e 21 de setembro, além de 12 de outubro, por conta dos feriados. Os encontros vão ocorrer na Sala de Integração da ONG, localizada na Rua Miguel Muratore, 427, 1º andar, no Bairro Medianeira, em Caxias do Sul.
Os participantes receberão materiais didáticos de cada professor, com apostilas, projeção de slides e indicações de vídeos on-line para reforço. Serão 20 vagas no total.
A grade curricular prevê as seguintes disciplinas: matemática, língua portuguesa, literatura, redação, língua estrangeira (inglês e espanhol), arte, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.
Para participar, é necessário morar em Caxias e ter renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 500 mensais. As inscrições podem ser feitas diretamente com a ONG pelo WhatsApp (54) 99161-3078 até o dia 10. A seleção das vagas será feita mediante questionário socioeconômico aplicado por um membro do corpo docente.
O Prepara Enem é um pré-vestibular social, que oferece revisão de conteúdos do Ensino Médio para provas como ENCCEJA, ENEM e/ou vestibulares para ingresso no ensino superior da rede pública, ou privada.
"A importância desse preparatório para o Enem está no fato de oferecermos algo criado e produzido por pessoas voluntárias da sociedade civil. Em seu corpo docente estão professores transgêneros e cisgêneros, homossexuais, heterossexuais, bissexuais e assexuais; além de professores neurotípicos e neurodivergentes. Essa diversidade representa uma potência em processo de ensino-aprendizagem que acolhe os estudantes, suas identidades e trajetórias", salienta Márcie Vieira, coordenadora pedagógica do curso.
O público-alvo do projeto não é somente comunidade LGBTQIA+, mas sim todas as pessoas interessadas em retomar seus estudos.
O título do projeto homenageia Marina Reidel, primeira mulher transexual a concluir o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Confira quem são os professores voluntários
:: Márcie Vieira, redação
:: Jéssica de Oliveira, matemática
:: Milena Dallabilia Nogueira, português, literatura e inglês
:: Aline Karen Cristina Canella, sociologia e história
:: Rodolfo Dallegrave, filosofia
:: Eros Mann, física e química
:: Rafael Dambros, arte
Leia mais:
Banco do Vestuário, em Caxias, inicia produção de lençóis para vítimas atingida pelas chuvas
ExpoBento e Fenavinho, em Bento Gonçalves, adiam programação
Cavalo Caramelo ilhado em telhado é resgatado no RS
Rompimento parcial da Barragem 14 de julho, entre Bento e Cotiporã, não comprometeu estrutura
Lançada campanha para estadia de idosos removidos de Galópolis, em Caxias
Tags:
ONG Construindo Igualdade promove curso gratuito preparação Enem 2024 Caxias do Sul